domingo, 4 de maio de 2014

Fazer parte

Uma das necessidades básicas do ser humano é sentir que faz parte de um grupo. Muitos comportamentos, muitas ações e maneiras de falar e pensar podem ser explicadas por este fato.
Um homem fará o que estiver ao seu alcance para ter em si este sentimento de pertencer, para olhar para o lado e ver iguais. Muitas vezes a maneira encontrada de se sentir assim é com características deste grupo que o distingue dos demais, mas que demonstra o quanto este individuo esta incluso neste grupo especifico. Roupas, gírias e modos de agir são definidos assim, normalmente de forma inconsciente, para que indivíduos se sintam menos individuais. O tamanho do grupo não importa... duas pessoas numa relação são um grupo em que o ser humano se sente preenchido em fazer parte, e centenas de milhões de pessoas numa nação também. O importante é o sentimento de compartilhar que existe nas relações humanas.
Olhar e não se sentir parte de um grupo é provavelmente uma das maiores dores possíveis. O homem é um animal naturalmente social, diria Aristóteles já há mais de dois séculos.
E ele tinha razão.

Um comentário: